terça-feira, 18 de setembro de 2012

Eduardo dá o pontapé inicial do Chapéu de Palha da Pesca

“O programa é mais uma porta que se abre para o desenvolvimento de Pernambuco”, declarou a pescadora Maria das Neves ou Maria das Águas, 57, como prefere ser chamada, que arrancou sorrisos do público e do governador Eduardo Campos durante a aula inaugural do programa Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal.

A descontraída cerimônia aconteceu, na tarde desta terça-feira (18), no Espaço Catamarã, no cais de Cinco Pontas, no bairro de São José. Eduardo Campos destacou o pioneirismo do programa e suas vantagens para as mulheres da pesca. “Com essa importante ação, vamos despertar o que há de melhor nessas mulheres batalhadoras”, disse o governador.

Maria das Águas explicou que ela e outras companheiras de atividade visitaram o governador em 2011 para pedir mais atenção. “O programa foi mais uma solicitação do povo atendida por Eduardo Campos”, comemorou a pescadora, que é natural de Lagoa do Carro, na Mata Norte, e tem 50 anos na pesca.

Com o objetivo de fortalecer a atividade e elevar a auto-estima das pescadoras, o programa, que agora é uma Lei Estadual, atende cerca de 4.500 mulheres, em 57 municípios. Na ação estão envolvidas oito secretarias estaduais, que vão contribuir para o pleno desenvolvimento das atividades.

A coordenadora do Chapéu de Palha, Aristéia Viegas, explica que a aplicação da primeira edição do programa voltado para quem vive da pesca está sendo um aprendizado. “Nós tivemos que adaptar o programa a rotina diferente desses pescadores e pescadoras”, completou a gestora.

É importante ressaltar que o Programa Chapéu de Palha, que foi criado pelo ex-governador Miguel Arraes, agora tem três áreas de atuação: cana de açúcar, fruticultura e pesca. “Em 2007, resgatamos essa iniciativa que ajudou tanta gente e colocamos outros elementos para melhorar”, frisou Eduardo.

Além da qualificação profissional, as mulheres participantes recebem uma bolsa que pode chegar a R$ 242. O valor do benefício pode variar de acordo com o valor recebido nos demais programas governamentais. Podem se cadastrar famílias com renda de até 70 reais mensais.

Nenhum comentário: