sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Comunidade quilombola Negros do Osso receberá intervenções emergenciais do governo‏

Perfuração de poços, recuperação de estradas vicinais, construção de passagem molhada, implantação de sistemas de saneamento básico e abastecimento d’água (chafariz). Essas são as principais ações elencadas pelo secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, para atender a comunidade quilombola “Negros do Osso”, no município de Pesqueira.
Durante visita realizada, ontem (20/09), por determinação do governador Eduardo Campos, Ranilson Ramos, acompanhado por técnicos da Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Seaf) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), discutiu, in loco, com representantes da associação de moradores, as fragilidades da comunidade, considerada uma das mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social do Agreste Central.
De acordo com o extensionista Iran Ordônio, o IPA identificou as necessidades dos quilombolas em 2007. Desde então, foram realizadas algumas ações de extensão rural. “Há cinco anos, iniciamos as intervenções junto às entidades financiadoras, a exemplo do Banco do Brasil, que substituiu parte das casas de taipa por alvenaria, e entidades como o Prorural, na construção de cisternas e o Programa Leite de Todos, da Sara”.
Além das ações emergenciais anunciadas, o secretário se comprometeu a viabilizar mecanismos de assistência às mães gestantes e às crianças, junto ao Programa Mãe Coruja, o cadastramento das famílias ainda não atendidas pelo Programa Leite de Todos, a inclusão da comunidade no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dentro dos próximos três meses, e o término da construção das casas de alvenaria.
Na ocasião, Ranilson Ramos disse que vai intervir, também, junto ao Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterp) para acelerar a reforma agrária na região, por meio da aquisição de terras e posterior regularização fundiária. “A ideia é motivar a comunidade, promovendo a inclusão produtiva de todas as famílias, para que elas possam assegurar emprego e renda com segurança alimentar e sustentabilidade”, destacou.

Nenhum comentário: