quarta-feira, 30 de março de 2011

Eduardo volta ao Sertão para segunda etapa do Todos Por Pernambuco‏

A segunda rodada dos seminários Todos por Pernambuco, que acontece de amanhã (31/3) até o próximo sábado (02/4) nas cidades de Petrolândia, Serra Talhada e Arcoverde, levará o governador Eduardo Campos para mais um giro por dez municípios do Sertão pernambucano. Além da presença nos seminários, que norteará o planejamento do Estado para os próximos quatro anos, Eduardo inaugura obras de abastecimento de água, estradas e escolas, entre outras melhorias, nas cidades de Tacaratu, Pedra, Carnaíba, Iguaraci, Quixaba e Ingazeira.

Todos os secretários de Estado estarão envolvidos com o seminário, que será realizado nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, já tendo passado em Petrolina (Sertão do São Francisco), Araripina (Sertão do Araripe) e Salgueiro (Sertão Central). Desta vez a caravana do Governo do Estado estará em Petrolândia (Sertão de Itaparica), no dia 31/03; Serra Talhada (Sertão do Pajeú), no dia 1º de abril; e em Arcoverde (Sertão do Moxotó), no sábado, dia 02/04.

Cada encontro preencherá um dia de trabalho. Durante a manhã, serão formados grupos para discutir as seis principais áreas de gestão – saúde, segurança, educação e cultura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, desenvolvimento social e infraestrutura. No período da tarde, os integrantes das seis salas temáticas se reúnem na plenária para consolidar junto ao grande grupo tudo o que foi debatido.

Roteiro – O governador Eduardo Campos começa a maratona de visitas ao sertão na cidade de Pedra que, nesta quinta, recebe tanques de resfriamento com capacidade para 2 mil litros cada um. O resfriamento adequado do leite é uma exigência da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que trata de requisitos para a produção e comercialização do leite in natura. Ainda em Pedra, inaugura a quadra da escola estadual Professor Brasiliano Donino da Costa Lima. Em seguida, vistoria as obras da PE-270 entre Arcoverde e Buíque.

Em Petrolândia, no sertão de Itaparica, Eduardo além do seminário Todos por Pernambuco, inaugura as obras de ampliação e reforma da Escola Delmiro Gouveia. A obra, orçada em R$ 976.081,28, beneficiou com reforma três salas de aula, sala de artes, hall de entrada, laboratórios de ciências e informática, auditório, biblioteca, recepção, secretaria, arquivo, coordenação, educador de apoio, direção, sala de professores, banheiros de funcionários e alunos, cozinha, depósito, almoxarifado e recreio coberto.

Já na sexta-feira, a primeira parada do governador será em Tacaratu para entregar o sistema de abastecimento de água do município. Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas com o serviço, que vai possibilitar o abastecimento regular, sem necessidade de rodízio, um investimento de mais de 11 milhões de reais. São 26 km de adutora que captam água do Sistema Jatobá e irão abastecer, além do município, o distrito de Caraibeiras e a Zona Rural.

Eduardo Campos encerra o segundo dia da viagem, após a participação no Seminário Todos por Pernambuco em Serra Talhada, inaugurando os acessos aos municípios de Quixaba e Ingazeira, no sertão do Pajeú. Essa ação do governo de Pernambuco contemplou 12 municípios que não tinham o acesso às suas sedes asfaltado, tirando seus moradores do isolamento.

No sábado (02/4) , as atividades começam em Carnaíba, na inauguração da escola de referência Joaquim Mendes e prosseguem em Iguaraci, que ganhará uma Academia das Cidades. Fechando o ciclo sertanejo do Todos por Pernambuco, Eduardo comanda a reunião plenária e inaugura o acesso ao distrito de Ipojuca, além da quadra coberta da Escola Antônio Japiassu. A obra custou R$ 399.702,16 e levou seis meses para ser concluída. Além da quadra, também foi feita reforma na estrutura física da unidade. A escola oferece o ensino fundamental, o ensino médio e o EJA, com um total de alunos de 1.300, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Nenhum comentário: