quarta-feira, 23 de março de 2011

Governo firma parceria com a mais antiga universidade da Europa

Em seu segundo dia na Itália, o governador Eduardo Campos firmou hoje (23) um importante protocolo de intenções com a Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa. O acordo prevê a possibilidade de cooperação técnica em três campos: formação profissional, intercâmbio científico e experiências em políticas públicas.

Esta é a segunda parceria estabelecida entre o Governo de Pernambuco e uma universidade italiana. Ontem, Eduardo assinou convênios com o Politécnico de Turim e com a Fiat para a formação de engenheiros automotivos. Hoje foi a vez da Universidade de Bolonha. Fundado em 1088, o centro acadêmico é também uma das principais instituições de ensino superior do País, ao lado da Sapienza, de Roma.

A vice-reitora Carla Santa Terra afirmou que a Universidade de Bolonha já possui 100 pesquisadores voltados para “temas brasileiros” e que, por este motivo, o acordo com o Governo de Pernambuco assume uma dimensão ainda maior. “Vamos trocar pessoas, ideias e experiências. Pernambuco é um estado multidisciplinar e, por isso, tem muito a nos ensinar”.

No que diz respeito à formação profissional, sobretudo nas áreas de pós-graduação e doutorado, serão trocadas informações nas áreas de energias renováveis, mecânica, engenharia, administração de empresas, educação e conservação de patrimônio histórico. Já o intercâmbio científico e tecnológico tem como temas principais biotecnologia, vinicultura, agronegócio e química industrial, inclusive com visitas recíprocas de técnicos e pesquisadores. Políticas públicas para a saúde, gestão e promoção de pequenas e médias empresas também serão tratados.

“São áreas e temas que interessam muito a Pernambuco. Nosso estado vive um grande momento econômico que requer um aprendizado rápido, diversificado e globalizado. Vamos aprender muito com a Universidade de Bolonha”, afirmou o governador, após a solenidade na embaixada brasileira, em Roma.

ESTALEIRO – Representantes do grupo naval italiano Fincatieri, líder mundial na construção de navios militares e mercantes, chegam a Pernambuco na primeira semana de abril para avaliar a implantação de um novo estaleiro no Porto de Suape. Foi o que garantiu o presidente do grupo, Rinaldo Marinoni, durante um almoço na embaixada brasileira que reuniu vários empresários italianos e a equipe do Governo de Pernambuco.

A Fincatieri possui oito estaleiros na Itália. Entre os seus principais clientes está o armador Carnival, que opera navios de cruzeiro. A intenção do grupo é construir fragatas para a marinha brasileira a partir de Pernambuco. “Vamos gerar três mil empregos, sendo mil deles diretos”, calcula Rinaldo Marinoni.

Nenhum comentário: