terça-feira, 29 de março de 2011

Governador recebe comissão do Cosalfa

O governador Eduardo Campos recebeu na manhã de hoje, 29, integrantes do Comissão Sulamericana de Luta Contra a Febre Aftosa – Cosalfa, que estão reunidos no Mar Hotel, em Boa Viagem, para o seminário internacional “Etapa Final da Erradicação da Febre Aftosa: Plano de Ação do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa - PHEFA 2011-2020”. Eles foram ao Palácio do Campo das Princesas agradecer a acolhida do Estado ao evento e também prestar contas sobre o andamento do Programa de Erradicação da Febre aftosa em todo no Hemisfério Sul.

Durante a reunião, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, ressaltou a importância de não só o Estado de Pernambuco se tornar área livre de febre Aftosa com vacinação, mas toda a Região Nordeste. “São 18 milhões de animais que ainda estão em zona infectada, impossibilitando a abertura de novos mercados”, enfatizou.

Desde 2010, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem se preocupado com o fortalecimento das estruturas veterinárias das regiões Norte e Nordeste, atualmente as únicas zonas não livres de aftosa no país. O Mapa tem investido em capacitações e monitoramento das ações da defesa sanitária de cada Estado para que o Brasil possa se tornar um país livre da doença. O Coordenador do Programa Nacional de Febre Aftosa, Plinio Lopes, reconheceu todo o esforço que o Governo pernambucano vem fazendo no combate a enfermidade. “No entanto fica difícil para Pernambuco sair sozinho em virtude da relação custo, beneficio, pois sairia muito alto, visto que o Estado tem uma vasta área de divisas”, avaliou Plínio Lopes.

“O setor de alimentos vem crescendo muito no Estado e é de extrema importância para o desenvolvimento e a sustentabilidade da nossa economia, sobretudo no meio rural, a reclassificação sanitária de Pernambuco para área livre de febre aftosa com vacinação”, salientou o Governador Eduardo Campos. Durante a conversa, Campos ainda ressaltou os investimentos que vem fazendo em defesa sanitária animal, que quintuplicou nos últimos anos.

Participaram da visita o diretor do Panaftosa, Ottorino Cosivi, os Consultores Julio Pompei e Mônica Martini, o superintendente do Ministério da Agricultura em Pernambuco, Denildo Pereira e a gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo.

Nenhum comentário: