domingo, 20 de março de 2011

Termina primeira semana do Todos por Pernambuco

Último município da primeira rodada do Todos por Pernambuco, Salgueiro, no Sertão Central, recebeu a visita do governador Eduardo Campos neste sábado (19). Realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do município, o seminário reuniu 551 participantes de 197 entidades.

A maratona do programa de ausculta popular começou na quinta-feira passando por Petrolina, no Sertão do São Francisco, e Araripina, no Sertão do Araripe. Para fechar o “Circuito Sertão” do programa, as viagens incluem ainda os municípios de Petrolândia (Itaparica), Arcoverde (Moxotó) e Afogados da Ingazeira (Pajeú).

A microrregião de Sertão Central é composta pelos municípios de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante. A sua população total compreende 171.303 pessoas.

Durante a reunião plenária, um pedido especial veio através do pequeno Lucas Avelino da Silva, 11. Morador de Sítio Costa, zona rural do município de Cedro, o garoto nasceu sem a visão. Ainda assim participou da sala temática sobre Desenvolvimento Social. Contou a sua história de persistência pessoalmente ao governador durante a plenária, emocionando a todos.

“Eu quero aprender a ler e a escrever”, disse, pedindo a Eduardo ajuda para aquisição de materiais específicos e apropriados para trabalhar com deficientes visuais. Lucas começou a estudar há apenas dois anos e não falta um dia sequer de aula. Ele é aluno da Escola Estadual Antônio Luiz de Santana e já consegue escrever o seu primeiro nome.

Já o presidente da Associação do Sítio Cabeceira, o agricultor Francineudo Souza, morador de Cedro, participou da sala de Infraestrutura e deu seu testemunho sobre a diferença na forma de administrar do governo Eduardo Campos. “Esse governador é diferente porque não deixa para nos procurar de quatro anos em quatro anos. E isso nos passa confiança porque não se resolve o problema do povo atrás de um gabinete”, disse.

Do outro lado da mesa, Eduardo apontou a participação e o controle social como essenciais na “busca de eficiência na gestão e na inclusão social”. Para ele, Salgueiro se consolida como um polo de desenvolvimento e “está para a região do Sertão Central tal qual Suape está para as regiões costeiras”.

Ele aproveitou para rememorar metas traçadas ainda em 2007, quando da primeira edição do Todos por Pernambuco e creditou “à coerência e à lealdade do que foi tratado e conversado” para o sucesso do Programa. “Isso que faz com que nesses três dias de viagens tenhamos conseguido juntar nesses debates cerca de três mil pessoas por onde passamos”, cravou.

SALGUEIRÃO – Antes mesmo da abertura da plenária de Salgueiro, Eduardo assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de ampliação e reforma do estádio de futebol municipal Cornélio de Barros, mais conhecido como Salgueirão. O clube que também leva o nome da cidade, o Salgueiro Atlético Clube, ganhará um estádio com a capacidade de abrigar os 10 mil torcedores exigidos pela norma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os times que disputam o Campeonato Brasileiro. Antes da ampliação, o Salgueirão comportava cinco mil pessoas.

A necessidade da intervenção no estádio surgiu logo após a conquista do terceiro lugar na Série C do ano passado e a consequente classificação para a Série B 2011 do “Carcará do Sertão”. “Vimos o projeto ser feito, viabilizamos os recursos e assinamos agora a parte do Estado. O cronograma é que até a última quinzena de junho o estádio esteja pronto”.

As obras de reestruturação do estádio são uma parceria do Governo do Estado, construtora Odebrecht e Prefeitura Municipal de Salgueiro e vão custar $ 6 milhões, divididos meio a meio entre Governo do Estado e Odebrecht. Todo o projeto foi elaborado pela prefeitura do município.

“Esse sentimento de regionalismo dentro do senhor lhe deu 97% de aprovação em Salgueiro. Nesse novo Pernambuco, o Sertão Central se encontra no mapa do Nordeste, de Pernambuco e do Brasil”, disse o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, agradecendo ao governador pelos grandes investimentos feito no município.

Nenhum comentário: