segunda-feira, 14 de março de 2011

Governador de PE vai começar a visitar o Estado

O governador Eduardo Campos reuniu hoje o secretariado estadual para acertar os últimos detalhes da segunda edição do programa Todos por Pernambuco. Editado pela primeira vez em 2007, quando definiu as prioridades da primeira gestão, o programa vai ouvir as sugestões e críticas prioritárias da população em todo o Estado para definir as metas do Governo até 2014.

O Todos por Pernambuco 2011 conta com uma novidade em relação à sua primeira versão: as salas temáticas. Divididas em seis áreas (infraestrutura, educação e cultura, segurança, saúde, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico e sustentabilidade), as salas terão capacidade para 50 pessoas cada.

As salas temáticas serão as mesmas em todas as 12 cidades que irão receber o Todos por Pernambuco. Os espaços irão funcionar como grupos de trabalho específicos, onde a população e as entidades poderão dialogar diretamente com o secretário de Estado designado para tratar de cada uma dos temas (ver relação abaixo). Técnicos da agência Condepe/Fidem e da Secretaria de Planejamento e Gestão vão atuar na sistematização das informações em cada uma das salas.

O Todos por Pernambuco vai funcionar assim em todas as microrregiões: às 8h será aberto o credenciamento para os participantes e meia hora depois acontecerá a abertura oficial do evento. Às 9h serão divididas as seis salas temáticas. Às 13h, haverá uma pausa nas discussões para o almoço e às 14h30 começa a reunião plenária, cujo encerramento está previsto para 18h.

A expectativa é que o governador participe apenas das reuniões plenárias. No entanto, Eduardo deve manter uma agenda paralela de inaugurações e vistoria de obras nas cidades-sede ou em municípios vizinhos. Em Petrolina, por exemplo, a manhã da sexta-feira deve ser dedicada a este tipo de compromissos.

“Ao cabo deste trabalho, vamos consolidar um novo mapa da estratégia, definindo as metas e fazendo um Plano Plurianual para os próximos quatro anos com o sentimento da sociedade pernambucana. Ou seja, a gente se aproxima mais do que é prioritário em cada lugar”, disse Eduardo, em entrevista após a reunião de hoje, no Palácio do Campo das Princesas.

AGENDA – O Todos por Pernambuco começa na próxima quinta-feira (17) pelo Sertão. A Escola Técnica do Senai de Petrolina – Sertão do São Francisco – vai sediar o encontro. Na sexta-feira (18) é a vez do Centro Tecnológico de Araripina (Araripe) receber o programa, que no sábado vai ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Salgueiro (Sertão Central).

Os próximos encontros serão em Petrolândia (Sertão de Itaparica), Arcoverde (Sertão do Moxotó), Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), Caruaru (Agreste Central), Garanhuns (Agreste Meridional), Goiana (Zona da Mata Norte) e Vitória do Santo Antão (Mata Sul), e Recife.

Nenhum comentário: