quarta-feira, 30 de julho de 2014

Armando abre diálogo com comunidade de Serro Azul, em Palmares

Diante do drama vivido por moradores do distrito de Serro Azul, na zona rural do município de Palmares, Armando Monteiro (PTB), candidato a governador de Pernambuco, decidiu abrir um canal de diálogo com a população para conhecer a realidade do povo e elaborar ações para minimizar os transtornos causados pela construção da barragem de Serro Azul. O compromisso foi selado nesta terça-feira (29), durante passagem pela localidade.

Segundo a população, antes do início da construção da barragem, o governo do Estado se comprometeu em realizar uma série de ações para combater os problemas provenientes com a obra de Serro Azul, orçada em mais de R$ 246 milhões. Entre as ações está a desapropriação das casas situadas nas ruas da Ponte, do Comércio, do Chalé, e da Sede. Ao todo, nos locais, vivem mais de 300 famílias.

Os moradores alegam que o governo do Estado se comprometeu em assentar as famílias nos terrenos dos engenhos Verde, Canário e Mearim, todos eles desativados devido ao colapso do setor sucroalcooleiro. A área fica a mais de um quilômetro de distância da área de segurança da barragem.

Outro compromisso também firmado com o governo do Estado, e não realizado, foi a construção de um acesso viário para a rodovia PE-103, que liga o distrito de Serro Azul ao município de Bonito.

"A gente viu a obra se levantar e a gente ficando debaixo dela, sem condições de segurança para as nossas famílias", desabafou o morador João Faustino, um dos integrantes da comissão de negociação da construção da barragem. "Esse povo não merece esse abandono e esse desprezo", asseverou.

Outro morador da localidade, Elson José da Silva, que também integra a comissão, revelou que já participou de mais de dez reuniões com o governo do Estado e nada foi feito em prol da população. "A promessa foi feita e não fizeram nada. Solicitamos uma pauta com Armando porque achamos que ele é a solução para nosso problema", destacou.

Em resposta ao pleito da população, Armando Monteiro garantiu que vai disponibilizar sua equipe responsável pela elaboração do plano de governo para atender aos integrantes da comissão e lideranças locais e, assim, conhecer a realidade e os problemas da comunidade.

"Quero que a gente inicie o diálogo antes da eleição. Conhecendo o problema, eu posso dizer o que posso assumir. Eu não vim aqui enrolar ninguém a custo de voto", assinalou o candidato a governador.

Nenhum comentário: