quarta-feira, 30 de julho de 2014

Conferência internacional debate ferramenta de avaliação e aproveitamento da água e do solo em PE

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Genil Gomes, participa da mesa solene de abertura da Conferência Internacional da Soil and Water Assentment Tool (Swat), nesta quarta-feira (30/07), às 9h, no Hotel Armação, em Porto de Galinhas. Na ocasião, serão apresentados trabalhos e novas expectativas para avalição e aproveitamento da água e do solo. 
O Swat é um modelo hidrológico amplamente utilizado nos Estados Unidos e em expansão nos demais países. O evento, que é realizado pela primeira vez na América latina, reúne 160 representantes de 30 países, entre pesquisadores, estudantes e professores. 
De acordo com o extensionista do IPA e coordenador do evento, Josimar Gurgel, a realização da conferência no Brasil visa à ampliação do uso dessa ferramenta nas políticas públicas, atendendo às demandas e o potencial que o País possui. “O Swat, a exemplo dos resultados obtidos na Europa, viabiliza a otimização dos recursos e a  prevenção de catástrofes, controle e aproveitamento da água e do solo”, afirma o extensionista do IPA e coordenador do evento, Josimar Gurgel, que concluiu o doutorado na Texas A&M, na área de Geografia, sendo a linha de pesquisa direcionada à produção sedimentares em diferentes áreas da Bacia do São Francisco.
Segundo ele, o modelo pode ser adaptado à realidade do estado. “Dessa forma, será possível prevê, antecipadamente, o acontecimento de secas e planejar as medidas de convivência adequadas”, ressalta Gurgel. O evento, que contou com cursos na segunda-feira (28/07) e terça-feira (29/07), na IFPE e no Itep, segue até a sexta-feira (01/08).

Nenhum comentário: