segunda-feira, 28 de julho de 2014

Governador João Lyra Neto acompanha 44ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita‏

O governador João Lyra Neto acompanhou, neste domingo (27/07), a 44ª edição da Missa do Vaqueiro, no Parque Estadual João Câncio, no município sertanejo de Serrita, a 544 quilômetros do Recife. Emocionado, o governador classificou a festa como "um dos espetáculo mais autênticos e bonitos de Pernambuco". Antes da celebração, João Lyra Neto fez questão de saudar os vaqueiros que aguardavam o momento do desfile na entrada do Sítio Lajes, onde é celebrada missa em memória do vaqueiro Raimundo Jacó, encontrado morto no local, no dia 18 de julho. A celebração foi presidida pelo bispo de Salgueiro, Dom Magnus, e contou com a participação do Quinteto Violado, além dos cantores Josildo Sá, Flávio e do Coral Aboios. 

Todos os anos, vaqueiros de todo o Nordeste se encontraram em romaria para renovar sua fé. Do Sertão do Ceará, José Miranda de Souza, 42, participa da Missa do Vaqueiro desde que tem 10 anos. Ele garante que é com prazer que cavalga um dia inteiro todos os anos para prestigiar a celebração. "A gente gosta, é um evento do nosso ramo. E Raimundo Jacó foi vaqueiro junto com meu avô, dormiu muito na casa dele", relembrou.

Ainda em Serrita, o governador João Lyra Neto também lembrou que a ocasião marca as comemorações pela sanção, em setembro de 2013, da lei que regulamenta no Brasil a profissão de vaqueiro. "Hoje eles têm uma lei que regulamenta sua atividade, dando, inclusive, segurança previdenciária para o futuro", comemorou o chefe do Executivo estadual.

Considerado o maior evento cultural dos sertões pernambucanos, o festejo religioso mistura o sagrado e o profano. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam os cinco dias de festa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, que ficou famoso por sua capacidade de encontrar e guiar o gado. A programação do evento contou ainda com vaquejada, pega de boi e shows artísticos, além de exposição de artesanato. "É o Estado que faz possível acontecer esse evento. A gente fica feliz, o resultado é muito positivo", avaliou Helena Câncio, organizadora do evento e presidente da Fundação Padre João Câncio.

Nenhum comentário: