quarta-feira, 30 de julho de 2014

Garanhuns recebe I Festival Internacional de Literatura realizado no Nordeste‏

A partir de agosto até o final de dezembro, o município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, vai mergulhar no universo da literatura infantil. A cidade vai receber o Filig, primeiro Festival Internacional de Literatura Infantil realizado na região Nordeste. A programação de palestras e oficinas, com a presença de renomados escritores do Brasil e de outros países da América Latina, acontece em outubro. Mas a partir do dia 4 de agosto, Garanhuns já entra no clima do Festival com o início das oficinas de Mediadores de Leitura e Gestores de Bibliotecas.
 O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa em parceria com a Prefeitura de Garanhuns e a Secretaria de Educação municipal. Nesta quarta-feira (30), às 10h, o prefeito do município, Izaías Régis, assina o termo de parceria entre a Prefeitura e a Proa Cultural para a realização do Festival, que contará com diversas ações de formação de leitores e de literatura.
 A primeira Oficina de Mediadores de Leitura acontece entre 4 e 8 de agosto. Até dezembro, serão realizadas mais quatro oficinas, sendo mais uma de Mediadores de Leitura e outras três de Gestores de Bibliotecas. “Garanhuns foi escolhida para receber o Filig porque é uma cidade que já vem desenvolvendo ações voltadas para a literatura infantil, como a implantação de salas de leitura e realização de bienais de livros. A semente já foi plantada e estamos aqui para contribuir com a formação de novos leitores”, explica o curador do Festival, Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e membro da União Hispanoamericana de Escritores.
 As oficinas de Mediadores de Leitura e Gestores de Bibliotecas são voltadas para profissionais que atuam com educação de crianças e com literatura infantil. A ideia é que os participantes atuem como multiplicadores, contribuindo para transformar a já conhecida Cidade das Flores também em uma cidade de Leitores.
 A indicação dos participantes das oficinas ficou a cargo da Secretaria de Educação de Garanhuns. Cada oficina capacitará até 24 profissionais, num total de 100 pessoas beneficiadas, que atuarão como agentes multiplicadores, atingindo indiretamente até três mil crianças.

Nenhum comentário: