sexta-feira, 25 de julho de 2014

Quilombolas debatem políticas públicas em seminário

“Políticas Públicas para os Quilombos de Pernambuco: Desafios e Perspectivas”. Este é o tema do seminário realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio do ProRural, reunindo representantes de comunidades quilombolas do Estado. Promover reflexões sobre as demandas, os limites e as possibilidades de políticas públicas específicas para as comunidades quilombolas é o objetivo do encontro, aberto na noite  desta quarta-feira (23) em Gravatá, com a participação do secretário  Aldo Santos e do gerente geral do ProRural, Walmar Jucá.
Na  programação do seminário,  conferências, debates e trabalhos em grupos sobre os temas da regularização fundiária nos territórios quilombolas, políticas de cidadania, direitos humanos, saúde, educação e apoio à produção. O evento faz parte das atividades de encerramento do projeto Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas, desenvolvido em comunidades remanescentes de quilombos, a fim de qualificar representantes destes povos tradicionais para que possam acessar aos serviços públicos que os beneficiem.
“Neste projeto, os quilombolas são os atores principais, onde o protagonismo traduz a ideia da construção coletiva. É importante criar e construir através da escuta das comunidades, reconhecendo as suas necessidades por meio do diálogo”, afirmou Aldo Santos. Na ocasião, o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá  destacou o apoio do ProRural para a organização social e econômica destes grupos específicos.  “Cumprimos uma etapa, mas o ProRural  continuará contribuindo para  a melhoria da qualidade de vida destas comunidades, por meio dos projetos de  inserção econômica”.
Na oportunidade, a representante da Comissão Estadual de Quilombolas, Edriane Cruz, ressaltou a importância de participar do projeto voltado a  construção de políticas públicas direcionadas aos quilombolas. “Foi de grande valor participar dessa experiência marcante para nós quilombolas. Uma oportunidade, que antes não tínhamos, de contar a nossa história,  discutir coletivamente as nossas necessidades  e construir juntos”, frisou.
As ações do projeto aconteceram por meio de capacitações e encontros com o objetivo de fortalecer as organizações comunitárias e promover a qualificação e o acesso à comunicação e à informação, com o objetivo de contribuir para o acesso e reconhecimento dos direitos de cidadania dessas populações. O encontro acontece até a próxima  sexta-feira (25),  no Hotel Casa Grande, no município de Gravatá.

Nenhum comentário: