quinta-feira, 31 de julho de 2014

Produtores de Bom Jardim são homenageados pelo Dia do Agricultor

O Dia Especial em comemoração ao Dia do Agricultor foi realizado na comunidade Lagoa Dantas, zona rural do município de Bom Jardim, na terça-feira (29/07). O evento contou com as presenças do diretor de Extensão Rural, Francisco Lopes Sobrinho, gerente de Ater, Minúcio Monteiro, e supervisor, Djair Alves. O encontro reuniu agricultores, técnicos dos IPA, lideranças locais e convidados. 
Ao todo, foram 122 participantes das comunidades de Lagoa do Negro, Boca de Dois Rios, Caiana e Lagoa Dantas, tendo sido mobilizados pelo presidente da Associação, Geraldo Santana. Na ocasião, os agricultores foram homenageados pela contribuição social, cultural e econômica. No evento, a técnica, Ana Clara Costa de Lima, do escritório do IPA em Bom Jardim, ministrou palestra sobre o tema “A Importância da Agricultura Familiar na Segurança Alimentar”. 
Por sua vez, os técnicos do IPA de Surubim, Anselmo Vaz e Simone Bernardo, abordaram a temática Defensivos alternativos e Aproveitamento Integral dos alimentos com explanação oral e expositiva. Também foi realizada demonstração de como usar o Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e degustação do bolo da casca da banana. Ainda foram apresentados defensivos naturais, como folhas de Nim, folhas de angico, coentro, alho, cebola e pimenta. Dentro da proposta de manejos sustentáveis na agricultura, o técnico, Enázio Márcio, do Escritório do IPA de São Vicente Férrer, apresentou várias alternativas de adubação orgânica, como a adubação verde, biofertilizante, compostagem, esterco bovinos e de galinhas. 
Na ocasião, o secretário municipal de Agricultura, André Anderson, representando o prefeito de Bom Jardim, Miguel Barbosa, destacou a atuação do IPA como parceiro no atendimento ao homem do campo. Em sua fala, o gerente regional de Surubim, José Rijalma, enfatizou a importância do evento para região, parabenizando os agricultores locais que compareceram. Destacou ainda a presença das mulheres em maior número. 
No evento, também foi realizado sorteio de pás, enxadas, enxadecos, tesouras de podas, regadores um kit de EPIs, doados pelo Gerência Regional do IPA de Surubim e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim. A ONG Agroflor de Bom Jardim ofertou mudas de jaca, amoras, caju, sombreiro entre outras. Também foram distribuídos folders educativos com a mensagem do poema “O agricultor”, declamada pelo técnico Lourenço da Mota Silveira, do Ipa de Bom Jardim.

Nenhum comentário: