quinta-feira, 31 de julho de 2014

Família e amigos fazem alvorada para os 90 anos de Abelardo da Hora‏

Serestas e declamação de poemas deram o tom da alvorada em comemoração ao aniversário de 90 anos do artista plástico Abelardo da Hora, na manhã desta quinta-feira. Amigo do homenageado, o deputado federal João Paulo (PT), candidato ao Senado pela coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”, foi um dos convidados e enalteceu a figura do “artista apaixonado e revolucionário”. A cerimônia simples e animada, realizada no Instituto Abelardo da Hora, no bairro da Boa Vista, também contou a presença do cantor Claudionor Germano, irmão do homenageado; Zé Barbosa, Jeová da Gaita, Geraldo Menucci, Cláudio Almeida, entre outros nomes da música e artes plásticas.
Sereno e bem humorado, o aniversariante contou causos e cantou junto com os amigos. “Estou muito feliz por completar 90 anos cercado por amigos e familiares que me fizeram uma bela seresta. Acordei ao som do violino e do violão e dos amigos e uma porção de mulheres maravilhosas cantando para mim”, disse Abelardo.
O petista destacou o significado de Abelardo para a cultura. “Além da sua capacidade intelectual e de produção artística, ele tem elemento fundamental: sua paixão e dedicação pela luta do povo brasileiro e pernambucano; um revolucionário que combateu firmemente a ditadura militar”, afirmou. “Abelardo é um homem que serve de exemplo tanto do ponto de vista da produção artística e cultural, como um ser humano que ama seu povo e sua liberdade”, completou.
Nas duas gestões de João Paulo na Prefeitura do Recife (2001-2008), diversas obras importantes para a cidade foram encomendadas ao artista, como o Monumento ao Frevo, o Monumento ao Maracatu, uma Estátua do ex-governador Miguel Arraes e o Monumento aos Retirantes, no Parque Dona Lindu.

Nenhum comentário: