segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ipojuca investe na qualificação e formalização dos trabalhadores autônomos do município

Cursos serão gratuitos e as inscrições vão até o dia 14 de agosto

Os profissionais autônomos do município do Ipojuca e adjacentes que trabalham como diaristas, eletricistas e instaladores de ar-condicionado, terão a oportunidade de sair da informalidade e conquistar mais mercado de trabalho. Essa é a proposta da Prefeitura Municipal do Ipojuca por meio da secretaria de Governo e Articulação Política que, em parceria com a Agência do Trabalho do município, irá apoiar a primeira edição do Projeto Ideia. Os cursos serão gratuitos e as inscrições vão até o dia 14 de agosto.
Para o secretário de Governo do Município, Pedro Santana, a proposta da realização dos cursos será muito válida para quem tem o desejo de se formalizar. “Durante o curso, os alunos entenderão o que significa o mercado de trabalho e quais as vantagens de saírem da informalidade, até mesmo para poder melhorar o próprio negócio”.  As aulas serão ministradas no Cabo de Santo Agostinho nas unidades do Senai – para os cursos de eletricista e instalação de ar-condicionado -, e no Senac – para o de diarista. Após o término das aulas, os alunos terão a oportunidade de receber as orientações do Sebrae, no que diz respeito à formalização. A parceria ainda conta com a participação da Femicro, que é uma entidade representativa das microempresas, as de pequeno porte e empreendedores individuais. “A nossa intenção é que o Sebrae possa despertar o interesse nos participantes, até mesmo para que eles saibam da importância do serviço prestado como por exemplo poder emitir uma nota fiscal. Eles poderão conquistar mais clientes”, justificou o supervisor da Agência do Trabalho do Ipojuca, Deomaci Ramos.
 Projeto – O Ideia já atua nos municípios do Recife, Toritama, Goiana, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru e Salgueiro, beneficiando cerca de dois mil empreendedores. Para participar do curso que irá oferecer apenas 20 vagas para cada especialidade, bastar ser maior de 18 anos, não estar trabalhando com carteira assinada, ter domínio de leitura e escrita e/ou qualificação comprovada, conforme edital do projeto. As inscrições poderão ser presenciais, na própria agência do trabalho, das 10h às 17h, ou pela internet (www.stqe.pe.gov.br). No ato da inscrição, o candidato será informado da palestra introdutória que acontecerá no dia 15 de agosto, onde deverá ser comprovada sua experiência e efetuada a matrícula para as capacitações. O início das aulas, que serão noturnas, das 18h às 22h, será informado no dia da palestra. Os cursos terão duração de duas semanas para diarista e três para eletricista e instalador de ar-condicionado.

Nenhum comentário: